Rota do Cangaço Eco Parque

Conhecida em todo o Brasil a Rota do Cangaço foi o lugar que o rei do cangaço foi capturado.

Como terra natal de Lampião e Maria Bonita, a pequena cidade de Piranhas carrega em sua história a dura realidade do Cangaço que influencia até hoje toda a história de Sergipe e vários estados do nordeste.

Muitos filmes, trilhas sonoras e seriados foram produzidos do casal mais famoso do nordeste brasileiro, Lampião e Maria Bonita sua companheira teve uma grande influência na cultura popular.

Como forma de mostrar o cotidiano e os palcos das aventuras do casal de cangaceiros durante os anos 30, foi criado no Nordeste a Rota do Cangaço, onde o turista poderá conhecer a fundo os locais onde o casal morava e agia.

Onde fica

A Rota do Cangaço sempre se inicia na cidade de Piranhas, onde os turistas podem aprender mais sobre a história do Lampião e também do povo cangaceiro em geral.

O destino começa no povoado de Entre Montes, onde os visitantes podem visitar os moradores da região, conhecer os artesãos que criam obras que já foram levadas aos quatro cantos do mundo.

A Rota do Cangaço segue até o Eco Parque, um local de preservação da cultura do cangaço, até chegar a Grota de Angico, onde dizem as histórias, foi o local da morte de Lampião.

Para os turistas que gostam das histórias do nordeste mas que também sabem apreciar a natureza, o roteiro do cangaço em Piranhas traz lindos cenários em meio ao sol nordestino.

Os turistas podem ver de perto as grandes formações rochosas que se formam somente na região do nordeste brasileiro, e também suas ilhas naturais, que podem desaparecer com o tempo.

Para quem não abre mão de conhecer a história como ela realmente aconteceu, os guias e instrutores da Rota do Cangaço contam com detalhes os fatos do dia em que o tenente João Bezerra da Silva organizou um plano para capturar o cangaceiro, que estava incomodando toda a segurança do nordeste.

Para o turista aproveitar melhor o passeio, tem que acordar um pouco mais cedo, pois a saída para a Rota do Cangaço começa às 8:30 pontualmente.

E para quem seguirá o passeio, é importantíssimo levar não somente protetor solar, mas também um ótimo repelente e muita água.

Como Chegar

Atualmente mantida pelo Governo de Sergipe, a Grota do Angico pode ser facilmente chegada através da capital de Sergipe, Aracaju.

Para aproveitar ao máximo o passeio, é preciso percorrer logo cedo os 200 km que separam a capital sergipana e o município de Poço Redondo.

Essa região é conhecida popularmente de Alto Sertão, que também é muito apreciada a todos os turistas da região.

Na Rota do Cangaço onde filha a trilha para a Grota do Angico, os turistas são orientados e dada as primeiras instruções para realizar a trilha com segurança, e também como respeitar a natureza e os animais da região.

Dizem as histórias locais que Lampião era um frequentador do local, e para guardar sua história, ainda hoje uma boa parte da antiga fazenda Angico.

Nunca foi reformada, para assim os turistas terem uma visão real de como era a vida do cangaceiro mais conhecido de todos os tempos.

E para os turistas que não dispensam uma boa foto de cada viagem, há alguns anos foi construído na Grota do Angico um mirante que permite avistar muito ao longe o sertão nordestino.

O que é Grota do Angico

A Grota do Angico é uma Trilha no Cangaço região de proximidade dos paredões dos cânions.

Todo o percurso os turistas são bem orientados e instruídos a respeitar os limites do corpo, pois o sol unido a vegetação da caatinga castiga muito o nosso corpo físico.

Para quem ainda nunca realizou a travessia da Rota do Cangaço, é necessário o acompanhamento de um guia local para percorrer toda a trilha.

Para quem visita a Grota do Angico como forma de homenagear Lampião é um lugar que desperta sempre a atenção e a curiosidade dos turistas.

Uma cruz que foi posta do alto de uma pedra, datando o momento de morte do cangaceiro é um marco histórico para os nordestinos.

Em 28 de Julho de 1938, chegava ao fim a vida do maior cangaceiro que o nordeste já conheceu.

O local também foi a última cidade visitada pela sua companheira, Maria Bonita.

Hoje, o local preserva a história da região, mas também procura trazer novas fontes de renda aos moradores. A Grota do Angico tem uma real importância histórica, e também

hoje serve como apoio a pesquisa cientifica no local, além de servir como uma importante base de educação para todos os moradores e turistas.

Em relação a economia do local, a Grota do Angico hoje é um polo de fabricação de produtos que são enviados a todos os cantos do Brasil.

Os doces caseiros feitos com as frutas típicas da região, e também o famoso mel de abelha nordestino, além de vários alimentos derivados do leite.

Cangaço Eco Parque

Uma opção bastante conhecida de lazer para os turistas que procuram realizar a Rota do Cangaço é o Cangaço Eco Parque, que fica localizado ao lado da Hidrelétrica de Xingó.

Com uma estrutura moderna, o Cangaço Eco Parque oferece a todos uma opção de passeio a região guiada, e também serviços de hospedagem na localidade.

Para quem deseja conhecer mais sobre os restaurantes da região, o Cangaço Restaurante se tornou um importante ponto de referência a todos os turistas que realizam a Rota do Cangaço.

Com muitas opções de comidas típicas da região e a bebida sempre gelada, esse restaurante é conhecido por oferecer sempre comidas maravilhosas a quem visita essa região do nordeste brasileiro.

O Que Fazer

Para quem procura um momento de frescor e diversão, o Cangaço Eco parque oferece uma estrutura de diversos pontos de hidratação e mergulho no grandioso e ilustre rio São Francisco.

No espaço feito exclusivamente para os turistas descansarem, há diversas redes que foram colocadas nas enormes sombras das mangueiras e também de outras árvores típicas da região.

A brisa do rio São Francisco torna o momento de descanso único, onde os turistas podem escolher quais das lindas piscinas naturais mergulhar ou mesmo se irão se banhar nas inesquecíveis águas do rio São Francisco.

Para os turistas que não querem passar sufoco ao visitar a Rota do Cangaço, o ideal e utilizar roupas bem leves, um potente protetor solar e de preferência repelente para se proteger dos insetos grandes na região.

Alguns dos melhores meses para realizar a Rota do Cangaço são os meses de Junho, julho e agosto – nesses meses, há historicamente menos turistas na região.

Se o turista gostar de esportes, o Cangaço Eco Parque oferece a todos atividades que vão agradar a toda família.

Dentro do Cangaço Eco Parque, podem ser realizadas brincadeiras como o arvorismo e também um inesquecível passeio de catamarã, um barco típico da região, que há muitos anos é utilizado como meio de transporte para a travessia do rio São Francisco.

Passeio de Catamarã

A Rota do Cangaço deve ser feito por todos os turistas que querem conhecer bem de pertinho a vida e o cotidiano de Virgulino Ferreira o Lampião, o cangaceiro mais conhecido de todos os tempos.

O ponto de partida para a Rota do Cangaço é o atracadouro da cidade de Piranhas, descendo o rio São Francisco, em quase uma hora dentro das águas do velho chico até chegar no Eco Parque Xingó.

Após esse primeiro passeio, os turistas são desembarcados no povoado de Entre montes, onde algumas surpresas aguardam pelos turistas.

Em Entre montes os turistas conheceram o local onde Dom Pedro I ficou em visita a região, juntamente com um pequeno museu que procura manter viva a história e os itens mais importantes dos moradores mais conhecidos da região.

Em uma parada rápida, de apenas meia hora, os turistas poderão conhecer mais sobre esse importante ponto de preservação histórica do nordeste.

De volta ao passeio, os turistas retornam as águas do rio São Francisco, onde a próxima parada, a Grota do Angico, aguarda.

Local de importância história pela vida e também morte de Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico ainda preserva muitos locais que os cangaceiros visitavam.

História do Cangaço

O cangaço foi talvez o fenômeno do banditismo mais conhecido do Brasil, marcado por crimes e violência, aconteceu em quase todos os pontos do nordeste brasileiro, entre os séculos 18, até quase a metade do século vinte.

O cangaço foi um movimento entre todos os estados da região nordeste, onde os cangaceiros agiam com violência nas pequenas cidades que possuíam pouca ou nenhuma resistência policial.

Os cangaceiros eram conhecidos pelos roubos, assassinatos e estupros, e eram temidos por todos.

O líder do movimento do cangaço, Lampião, era temido também pelos seus companheiros de invasão.

Quem Foi Lampião e Maria Bonita

Lampião, cujo verdadeiro nome era Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, nasceu na cidade de Serra Talhada em 4 de junho de 1898, e morreu com apenas 40 anos.

Lampião foi o cangaceiro mais temido e conhecido em todos os tempos, tinha uma reputação de homem amargo e extremamente violento.

Mesmo sendo considerado o cangaceiro mais conhecido da história, sua vida foi marcada por momentos de sofrimento e uma vida extremamente curta.

A companheira de Lampião, Maria Gomes de Oliveira, conhecida primeiramente como Maria de Déa, após sua morte, ficou conhecida como Maria Bonita, nasceu na cidade de Paulo Afonso, em 8 de março de 1911, e morreu com apenas 28 anos.

Maria Bonita ficou conhecida por ser a primeira mulher cangaceira, e também por ser a mulher do rei do cangaço, Lampião.

Caminho de Lampião

Ao realizar o trajeto de Lampião, os turistas irão se deparar com um cenário de extrema seca e falta de estrutura em quase todos os lugares.

Aliado a insegurança que o grupo de cangaceiros de Lampião, os turistas poderão perceber o quão difícil era a vida dos moradores daquela região há poucos anos atrás.

Histórias de terror são amplamente contadas pelos historiadores, mas também há muitos moradores que admiravam Lampião.

Segundo eles, lampião tinha o sonho de se tornar governador e unificar as regiões de todos os estados que passou em vida, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe.

Com pouco conhecimento de literatura, Lampião sempre viveu nas caatingas do nordeste, nas regiões semiárida, até o momento de sua morte.

No campo religioso, Lampião mantinha uma admiração por Padre Cicero, que tinha uma devoção única ao santo.

Muitos religiosos eram obrigados a perdoar os crimes por ele cometidos contra seu próprio povo. E seu reinado de invasões durou por quase 20 anos, marcado por episódios de violência.

Durante os primeiros momentos de perseguição, Lampião mudou-se da região do São Francisco para o interior de Pernambuco, onde foi difícil procurar uma região para se hospedar e continuar com seu estilo de vida.

Após algumas tentativas de invasões que não deram certo no estado do Ceará trouxe insegurança aos moradores, o que acabou gerando um movimento de ataque a Lampião, que foi obrigado a cada vez mais se esconder.

Ao tentar se esconder no estado da Bahia, foi morto pela polícia em Sergipe, no que seria uma de suas últimas invasões.

Perguntas Frequentes:

Como agendar o Passeio da Grota do Angico?

Chegando em Aracaju você deve reservar uma hospedagem na cidade de Piranhas para lá fazer o passeio até a Grota o Angico.

Não tem como fazer saindo de Aracaju, pois a viagem é de 03 horas.

O turista teria que sair de Aracaju as 04 da madrugada para chegar lá a tempo, pois o catamarã sai as 08:00 da manhã.

O que levar para Trilha do Cangaço?

02 garrafinhas de água mineral, protetor solar fator 50, chapéu de palha ou boné para aliviar o sol escaldante e um tênis para andar na Trilha do Cangaço que leva a Grota do Angico.

Quanto custa o passeio a Rota do Cangaço?

O valor do Catamarã no local custa R$ 70,00 por pessoa.

Que horas sai o catamarã para Rota do Cangaço?

Saída às 08:00 da Plataforma na cidade de Piranhas